Changing people's lives
30
projects
supported in 2022
+2
million
people impacted
436
municipalities
benefited by the Institute
49
millions of reais
in investment for social initiatives
Through social projects, we promote inclusion and leave a legacy for society
We consider health and safety issues in all our actions and decisions, from the simplest to those with a high impact on the company: everyone must ensure and promote a culture of safety in their areas of influence.
Atualmente, as mulheres compõem 37% do quadro total de colaboradores da Motiva. O Conselho de Administração da Companhia conta com duas representantes femininas e, até o fim de 2024, 41% dos cargos de diretoria eram ocupados por mulheres.
Nas áreas operacionais, por exemplo, 39% dos operadores de trens da Linha 5-Lilás são mulheres, e a Motiva tem periodicamente promovido cursos de formação e a contratação de mulheres como agentes de atendimento e segurança em suas estações de trens e metrô e para as áreas de manutenção dos seus ativos. Em aeroportos, 45% dos cargos de liderança já são ocupados por mulheres. Na Plataforma de Rodovias, 48% do quadro geral é composto por mulheres.
A Motiva dispõe de uma Norma de Remuneração Fixa, que determina que todos os seus colaboradores sejam remunerados igualmente sem distinção de gênero, idade, raça ou orientação sexual. Além disso, estabelece que a remuneração é definida com base nas funções exercidas, alinhadas com os valores praticados pelo mercado, e que a área de recursos humanos deve sempre observar o equilíbrio interno salarial entre os colaboradores que ocupam o mesmo cargo na mesma localidade de atuação ao contratar um novo profissional. Os processos de avaliação de performance da Companhia, por sua vez, são atrelados a metas objetivas, que permitem mensurar de forma isenta e imparcial a desempenho dos seus colaboradores.