Highways
A empresa avança na transformação digital com um novo modelo organizacional e estratégia centrada em inovação e digitalização
written by Motiva, on 04/11/2024
O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, está realizando um investimento expressivo de R$ 500 milhões em 2024 para acelerar a transformação da sua estrutura de tecnologia. O volume faz parte da nova estratégia de digital adotada pela Companhia para acelerar os ganhos de eficiência e melhorar a experiência do cliente em suas operações, consolidando a inovação como um dos pilares para alcançar as metas de longo prazo.
No plano de modernização, o Grupo CCR criou, pela primeira vez em sua história, uma Diretoria de Tecnologia e Digital, cadeira que é ocupada pela executiva Cristiane Gomes. Além dos movimentos internos realizados, a Companhia também foi ao mercado para buscar profissionais adequados para endereçar as suas novas ambições e os desafios de suas plataformas de Rodovias, Aeroportos e Mobilidade Urbana. Atualmente, ainda há cerca de mais de 60 posições especializadas em tecnologia para serem preenchidas na nova composição do grupo.
Para fazer frente aos desafios de aumentar a eficiência operacional e melhorar a experiência dos clientes, a nova diretoria tem implementado soluções em um vasto rol de tendências tecnológicas. Projetos de smart Mobility, o uso de big data e analytics são exemplos disso. Outra frente está conectada a aplicações de inteligência artificial. Esse movimento é suportado por investimentos na modernização do parque tecnológico, com incremento da capacidade de servidores e cloud.
“Reformulamos completamente o modelo operacional e a estrutura da área de tecnologia, que hoje passou a ter atuação matricial em áreas de excelência. Criamos posições dedicadas ao relacionamento e à entrega de produtos aos negócios, cumprindo com o papel de habilitar a geração de valor e o atendimento às necessidades das Plataformas, contando com a sinergiadas especialidades de forma transversal e centralizada. Confiamos que a transformação da área de Tecnologia e Digital vai elevar a capacidade de entrega e eficiência, além de contribuir para melhorar a qualidade dos nossos serviços e promover a aceleração da digitalização dos nossos negócios. Com isso, vamos impulsionar a geração de valor para o Grupo CCR”, afirma Cristiane Gomes.
Alterações estruturais e tecnologia como habilitador estratégico
Com a tecnologia se tornando um elemento central da estratégia do Grupo CCR, a Empresa adotou uma abordagem mais proativa e inovadora, com a área deixando de ser apenas um suporte de backoffice para se tornar um habilitador estratégico e transversal entre as plataformas. Nesse processo, a consultoria Accenture foi contratada para redesenhar toda a estrutura da área, com plano de implementação agressivo que inclui gestão de mudanças, planos de desenvolvimento de pessoas como reskilling e upskilling e novas contratações.
A reorganização estrutural da Diretoria de Tecnologia e Digital buscou estabelecer as atribuições e objetivos de cada área, além de posicionar lideranças experientes em cada uma das oito subdivisões, a saber: Soluções de Rodovias; Soluções de Aeroportos; Soluções de Mobilidade; Arquitetura e Dados; Planejamento e Governança de Tecnologia; Soluções Compartilhadas; Tecnologia Operacional e Desenvolvimento de Negócios; e Infraestrutura e Operações de Cibersegurança.
A nova diretoria faz parte do processo de reorganização completa do Grupo CCR, que vem sendo realizado sob a liderança do seu corpo executivo. A Companhia revisitou seu modelo de negócio e instituiu 25 planos de aceleração de valor, com ênfase em áreas como planejamento estratégico, cultura organizacional e design estrutural. Neste processo, a Diretoria de Tecnologia e Digital foi posicionada como uma das quatro áreas de Serviços de Excelência do Grupo CCR, reforçando o caráter estratégico que o tema assumiu na visão de longo prazo da Companhia.
"Tecnologia e inovação são parte do coração da nossa estratégia. Os investimentos são a prova do nosso compromisso em liderar a transformação digital no setor de infraestrutura de mobilidade no Brasil", afirma Cristiane. "Estamos determinados a construir um arcabouço tecnológico que não apenas suporte, mas impulsione nossas metas de eficiência e o crescimento sustentável", acrescenta.
Essa reformulação e o investimento relevante em tecnologia são partes cruciais para atingir as metas de eficiência operacional do Grupo CCR, que incluem reduzir a relação Opex Caixa / Receita Líquida para 38% até 2026 e 35% até 2035, conforme previsto na Ambição 2035, plano estratégico de longo prazo da Companhia.
Grupo já colhe resultados no presente e mira no futuro
A implementação da nova estrutura já consolidou conceitos em todas as plataformas do Grupo. Um exemplo é o conceito “Digital First”, que busca priorizar a digitalização desde a concepção das novas estratégias, com o objetivo de integrar soluções e estruturas digitais aos projetos, e que já vem sendo aplicado em todas as unidades de negócios.
Alguns números consolidados já demonstram a assertividade da priorização da tecnologia e a sua importância da sua consolidação para o futuro. Em 2023, no negócio de mobilidade urbana, por exemplo, R$ 2,37 bilhões de receita foram gerenciados por meio de soluções tecnológicas da bilhetagem automatizada em todas as operações do grupo no País. No Metrô Bahia, 90% das vendas de bilhetes no ano foram realizadas em canais digitais ou ATMs.
Já no negócio de rodovias, em 2023, mais de 550 milhões de transações de pedágio foram realizadas eletronicamente nas estradas administradas pela empresa, por meio de TAGs eletrônicas e pela utilização de cartões de crédito ou débito automático. “Isso já corresponde a cerca de 77% das transações realizadas nas nossas concessões de rodovias e temos a meta de, até 2026, não operar mais com dinheiro físico nas praças de pedágio que administramos”, finaliza Cristiane Gomes.
Sobre o Grupo CCR | Sobre o Grupo CCR | O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Mobilidade Urbana e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 17 mil colaboradores. O Grupo é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em mobilidade urbana, por meio da gestão de metrôs, trens, VLT e barcas, transporta diariamente 3 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, embarcando 43 milhões de clientes anualmente. A companhia está listada há 13 anos no hall de sustentabilidade da B3. Mais em: grupoccr.com.br.
Informações à imprensa
FSB Comunicação - ccr@fsb.com.br