Motiva
Iniciativa visa ampliar o diálogo sobre o tema e preparar os colaboradores para atuarem como primeira linha de apoio à saúde psicológica no ambiente de trabalho
written by Motiva, on 16/06/2025
Primeira turma formada preparada para identificar os sinais iniciais de alertas psicológicos da companhia. (Crédito: Divulgação Motiva).
São Paulo, 16 de junho de 2025 – A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, promoveu a formação de mais de 340 colaboradores na sua primeira turma de socorristas em saúde mental. Inédita em seu segmento de atuação, a iniciativa tem como meta inicial capacitar 1,7 mil colaboradores até o final de 2025, cerca de 10% do seu quadro total de empregados, e busca promover o diálogo franco e transparente sobre o tema no ambiente de trabalho, ampliando a capacidade de acolhimento pela Companhia.
A saúde mental é um tema cada vez mais relevante para empresas e poder público, que buscam soluções para lidar com um problema silencioso que afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. No Brasil, esse cenário se reflete no aumento da demanda por atendimento especializado. De acordo com o Ministério da Saúde o número de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) cresceu em torno de 46,4% nos últimos dez anos, evidenciando a crescente necessidade de assistência para o tema.
"A crescente preocupação sobre o tema nos levou a refletir sobre a importância de ampliar o diálogo sobre a saúde mental e fortalecer redes de apoio em todas as áreas onde nossos colaboradores atuam. Nossa capilaridade nos coloca frequentemente na linha de frente, onde nossos times lidam diariamente com milhares de clientes. Por isso, investir nessa formação não só contribui para cuidar do bem-estar dos nossos colaboradores, mas também para termos um ambiente mais acolhedor e empático aos nossos clientes", diz a vice-presidente de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional da Motiva, Raquel Cardoso.
Capacitação em Saúde Mental
O curso de socorristas em saúde mental, com duração total de 8 horas, é organizado em dois módulos. No primeiro, os participantes exploram o impacto dos transtornos mentais na sociedade atual, a importância da segurança psicológica e o desenvolvimento de habilidades essenciais, como comunicação não violenta e escuta ativa. Já o segundo módulo aprofunda a identificação dos sinais de condições como ansiedade, depressão e uso de substâncias, além de fornecer diretrizes para acolhimento em situações de crise e encaminhamento para os programas de apoio oferecidos pela empresa.
Ao capacitar colaboradores no tema, a Motiva tem a intenção de prepará-los para atuarem no primeiro nível de acolhimento dentro da Companhia por meio da proximidade do dia a dia, apoiando seus colegas, familiares e clientes, de forma ágil e segura. Os socorristas estão preparados para oferecer aos colaboradores uma escuta ativa e qualificada e indicar caminhos disponíveis para suporte profissional, sem propor um diagnóstico ou tratamento.
Na prática, ao identificar uma pessoa em situação de uma possível crise ou necessitando de um apoio psicológico, o socorrista aplica o conhecimento obtido na formação e a encaminha para programas internos, como o Núcleo de Atenção Primária (NAP), que oferece consultas gratuitas com médicos da rede Fleury, e o Programa de Apoio Viva Bem, canal confidencial e disponível 24h por dia, que disponibiliza suporte psicológico, social, financeiro e jurídico de forma gratuita. Os benefícios vão além dos limites da Companhia, também permitindo que os colaboradores ofereçam suporte para familiares, amigos e conhecidos.
Os socorristas capacitados são identificados e divulgados ao público interno para que se tornem conhecidos entre os seus colegas e participam de acompanhamento mensal com psicólogos para supervisão, troca de experiências e aprimoramento contínuo. A capacitação tem validade de dois anos, sendo necessária reciclagem após esse período. A Motiva tem como parceiro neste projeto a consultoria Care, especializada em bem-estar corporativo.
Ao todo, mais de 1,4 mil colaboradores das áreas corporativas e das plataformas de aeroporto, mobilidade urbana e rodovia já se inscreverem para participar da formação de socorristas em saúde mental. Atualmente, a empresa conta com cerca de 17 mil funcionários, e a expectativa é de que, até o final do ano, em torno de 10% deste público já tenham sido capacitados pelo projeto.
Programa Viva Bem: compromisso contínuo com a saúde dos colaboradores
A formação de socorristas em saúde mental faz parte do Programa Viva Bem, iniciativa da Motiva criada para oferecer suporte e serviços para promover mais qualidade de vida aos colaboradores e seus dependentes. A iniciativa abrange diversas ações voltadas ao bem-estar físico e mental, incluindo:
"Queremos criar um ambiente de trabalho mais humano, no qual os colaboradores se sintam seguros para falar sobre as suas dificuldades e buscar ajuda sem medo de julgamentos. A iniciativa não visa substituir o profissional de saúde, mas sim criar uma rede de apoio ampla e um direcionamento inicial para pessoas que estejam necessitando desse suporte, que não apresenta sinais tão claros quanto em um caso de saúde física. Zelar pelo bem-estar de todos é uma das nossas prioridades, e o bem-estar mental está incluso nisso", finaliza Raquel Cardoso.
Sobre a Motiva I Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em Trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em Aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Foi a primeira empresa a abrir capital no Novo Mercado da B3 e compõe há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3.