Contribuimos com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos
Nós temos diversas iniciativas, em todas as nossas unidades, que contribuem com o desenvolvimento das comunidades sob influência dos ativos administrados pela companhia, com seus colaboradores e demais stakeholders. A seguir, conheça alguns exemplos dessas ações que têm a missão de colaborar com o desenvolvimento socioambiental das regiões onde atuamos.
A meta de abastecer 100% dos ativos com energia elétrica renovável foi atingida em 2024, um ano antes do previsto, por meio de ações como aquisição de IRECs, migração para o mercado livre e parceria com a Neoenergia. Nossa estratégia de descarbonização inclui eletrificação de frotas, eficiência energética, gestão de resíduos e ampliação da energia renovável. Somos reconhecidos com nota A– no CDP Climate Change e Selo Ouro no GHG Protocol há 12 anos consecutivos.
No eixo de adaptação, incorporamos o tema mudanças climáticas à matriz de riscos em 2022 e assumimos o compromisso de ter planos de resiliência climática para 100% dos ativos com riscos significativos até 2025. A Estratégia de Resiliência Climática atua em frentes operacional e estratégica, com apoio de parceiros como Climatempo, Cemaden e MeteoIA para monitoramento e alertas em
tempo real. Em 2024, revisamos as oportunidades, riscos físicos e de transição com base em cenários do IPCC para 2030 e 2050, e iniciamos o desdobramento dos planos de adaptação, com previsão de conclusão até o fim de 2025.
Como tornar o setor de transportes um contribuidor ativo para a redução das emissões brasileiras
A Coalizão para a Descarbonização dos Transportes é uma iniciativa multissetorial lançada em 2024, sob liderança da Motiva; do CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável; da CNT - Confederação Nacional do Transporte e do Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável do Insper.
Ela reúne mais de 50 entidades dos setores rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo, mobilidade urbana e infraestrutura transversal, com o objetivo de acelerar a transição para um sistema de transporte mais limpo, eficiente e integrado no Brasil.
Em 2025, passamos a integrar a Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD), fortalecendo nosso compromisso com a transparência e a gestão estratégica de riscos e oportunidades ligados à natureza. Essa adesão contribui para incorporar critérios ambientais às decisões de negócio e intensificar ações de proteção e recuperação de ecossistemas, alinhando nossa atuação às melhores práticas globais de conservação da biodiversidade.
Utilizamos a norma ISO 14001 como referência orientadora, o que nos permite aprimorar continuamente nosso desempenho ambiental, em conformidade com a legislação vigente e alinhados às melhores práticas do setor.
Atualmente, 29% da companhia possui certificação ISO 14001. Entre os ativos que ainda não são certificados, 19% passam por verificação de terceira parte e 24% são verificados internamente com base nos critérios da norma.
Indicadores de Treinamento - Engenharia Elétrica