Geramos valor compartilhado
Isso é ESG (Environmental, Social e Governance), que reflete na nossa maior missão: cuidar daqueles que estão em movimento nas estradas, metrôs, barcas e aeroportos administrados pela companhia, garantindo qualidade de vida a todos e todas.
Para isso, investimos em práticas que reforçam o compromisso com o meio ambiente, com o social e com a governança, permitindo que trabalhemos com mobilidade todos os dias, construindo infraestrutura, implementando serviços, oferecendo oportunidades, valorizando a diversidade, ajudando pessoas a fazerem os seus próprios caminhos.
A partir dos resultados da análise de dupla materialidade, devidamente discutidos nos órgãos de governança da Companhia, atualizamos a nossa estratégia de sustentabilidade, reforçando nosso compromisso com os temas prioritários e estabelecendo metas claras e indicadores de desempenho para orientar sua atuação.
Temas materiais:
Confira os detalhes das responsabilidades e competências de cada instâncias:
Nossa companhia avança em Sustentabilidade através de sua estratégia, os dados do reporte se referem as nossas concessões, baseados nos pilares: Redução do risco climático e da pegada ambiental; Gestão sustentável da cadeia de valor; Impacto positivo na sociedade; Valorização das pessoas e Cultura de Integridade e Segurança.
A Motiva elabora anualmente seu Relatório Anual Integrado (RAI), adotando a metodologia proposta pelo Comitê Internacional para Relatos Integrados (sigla em inglês, IIRC) e dos indicadores padronizados internacionalmente, propostos pela Global Reporting Initiative (GRI), apresentando, também, indicadores da Sustainable Accounting Standards Board (SASB). O documento relata a geração de valor e utilização de recursos nos seis tipos de capitais: financeiro, manufaturado, humano, intelectual, social e de relacionamento, e natural.
Os indicadores que compõem este documento são assegurados por terceira parte independente, o que demonstra ainda mais a transparência e integridade das informações enviadas aos nossos stakeholders.
Reconhecimentos e associações
Como tornar o setor de transportes um contribuidor ativo para a redução das emissões brasileiras
A Coalizão para a Descarbonização dos Transportes é uma iniciativa multissetorial lançada em 2024, sob liderança da Motiva; do CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável; da CNT - Confederação Nacional do Transporte e do Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável do Insper.
Ela reúne mais de 50 entidades dos setores rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo, mobilidade urbana e infraestrutura transversal, com o objetivo de acelerar a transição para um sistema de transporte mais limpo, eficiente e integrado no Brasil.
O combate às mudanças do clima é um tema material para a Motiva e tratado de forma estratégica, reforçando a consistência e o comprometimento da Companhia na jornada da gestão de suas emissões de gases do efeito estufa. Nosso plano de adaptação e mitigação climática é alinhado às principais iniciativas globais, entre elas:
Ação contra a Mudança Global do Clima
Alinhamento com o Acordo de Paris e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13
Adesão ao Movimento Ambição Net Zero
Uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil que apoia empresas a estabelecerem compromissos e metas em relação ao clima.
Task Force on Climate-related Financial Disclosures
Gerenciamento de riscos e oportunidades seguindo as recomendações da TCFD
Carbon Insight Action
Transparência no reporte de impacto ambiental e de emissões ao GHG Protocol e ao CDP