Informe sobre o Programa de Integridade da Motiva
O Programa contém diversas políticas e normas - que tratam de avaliação de riscos de terceiros, doações e patrocínios, brindes e presentes, interação com agentes públicos e conflitos de interesses - que são de leitura imprescindível para todos aqueles que se relacionam conosco.
Documentos que concentram nossos valores, princípios e diretrizes nas mais diversas frentes, e que devem ser respeitados por todos os públicos que têm relação com a Motiva.
A Motiva trabalha para que o funcionamento dessa ferramenta esteja alinhado às melhores práticas do mercado, garantindo o tratamento das situações relatadas de forma independente e com tolerância zero a atos de retaliação.
A comunicação clara e transparente é um dos valores da Motiva. Por isso, ressaltamos os seguintes princípios do Canal Confidencial da Motiva:
Independência
Uma empresa terceira, Aliant, é responsável por resguardar o anonimato e a confidencialidade dos relatos recebidos. A Diretoria Executiva e a Área de Compliance não possuem acesso ao nome dos relatores que optarem pelo anonimato.
Confidencialidade
A apuração dos relatos é tratada de forma sigilosa. Os entrevistados são orientados a manter segredo sobre os temas abordados e a violação a essa confidencialidade está sujeita a medidas disciplinares.
Anonimato
O relator pode escolher se identificar ou não. Caso opte por não se identificar, o anonimato é garantido antes, durante e após a apuração do relato.
Não Retaliação
Aqueles que procurarem esse Canal com boa-fé, serão bem-vindos e não poderão ser punidos de forma alguma por ninguém, independentemente do cargo. A não retaliação é garantida mesmo nos casos finalizados como improcedentes ou inconclusivos.