Instituto

Casa Motiva terá o primeiro autor internacional confirmado para a Flipelô 2025

Pela primeira vez no Brasil, o escritor marfinense GauZ’ lança seu premiado romance e participa do evento em um espaço gratuito oferecido pelo Instituto Motiva

Foto do autor da notícia

Escrito por Motiva, em 15/07/2025

A Motiva leva para o evento o escritor marfinense, que participará de uma roda de conversa exclusiva na Casa Motiva, no dia 9 de agosto. Crédito: Divulgação.

 

São Paulo, 15 de julho de 2025 - A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, leva à Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) o escritor marfinense Armand Patrick Gbaka-Brédé, conhecido como GauZ’. Primeiro autor internacional confirmado nesta edição, GauZ’ desembarca pela primeira vez no Brasil e participa de uma roda de conversa exclusiva na Casa Motiva, no dia 9 de agosto (sábado), às 11h, em Salvador. Após sua passagem pela Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o autor chega à capital baiana como um dos destaques da programação.

 

Autor do premiado romance De pé tá pago, que será lançado no Brasil, GauZ’ é um dos principais nomes da nova literatura africana. Sua obra, inspirada por suas experiências como vigia em lojas de departamento na França, foi vencedora do Prix des Libraires Gibert Joseph (2014) e finalista do International Booker Prize (2023), com a versão em inglês Standing Heavy. Além de escritor, é jornalista, roteirista e editor-chefe de um jornal satírico econômico na Costa do Marfim. Sua escrita inventiva e seu olhar crítico dão voz aos imigrantes africanos, trazendo à tona narrativas pouco exploradas na literatura contemporânea. Sua vinda ao Brasil integra a Temporada França - Brasil 2025, organizada pelo Instituto Guimarães Rosa, Ministério das Relações Exteriores, Republique Française e Institut Français.

 

Na roda de conversa “Com a palavra, o escritor”, realizada na Casa Motiva, o escritor marfinense GauZ’ abordará memórias e reflexões sobre seu livro, que chega ao público brasileiro pela primeira vez, além de discutir o sucesso da obra.

 

Presente na Flipelô desde sua primeira edição, a Motiva inaugura este ano a Casa Motiva, um espaço exclusivo com entrada gratuita e uma programação variada de encontros literários e culturais.

 

“É uma honra inaugurar a Casa Motiva na Flipelô com a participação de GauZ’, uma voz potente e indispensável para os tempos que vivemos”, afirma Renata Ruggiero, presidente do Instituto da Motiva. “Nossa proposta é que a Casa seja um espaço vivo e plural, dedicado à inclusão, ao diálogo e ao compartilhamento de saberes. Um lugar onde artistas, escritores e o público se encontrem para criar, refletir e fortalecer a cultura em suas múltiplas expressões, seja local, nacional ou internacional.” Em 2025, a Motiva investirá R$ 1 milhão na Flipelô, parte de um plano de R$ 71 milhões em ações de impacto social ao longo do ano.



Além das rodas de conversa, a Casa Motiva oferecerá uma programação gratuita robusta, com saraus, oficinas de criação literária e de roteiro para teatro, além de apresentações artísticas e musicais, fortalecendo o compromisso de ampliar vozes e experiências culturais no festival.


 
Para garantir que mais pessoas tenham acesso a essa programação diversa, a Motiva também será parceira oficial de mobilidade do evento, oferecendo transporte gratuito em uma van que fará o trajeto entre a Estação Campo da Pólvora, operada pelo Metrô Bahia, e o Pelourinho durante toda a Flipelô.


 

Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 43 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.